Cientistas belgas desenvolvem laser capaz de gravar o interior de um vidro

Desenvolvida para aparelhos espaciais, nova tecnologia poderá ser muito útil para indústria das embalagens de vidro

laser escreve dentro do vidro
A identificação dentro de uma ampola feita com o novo laser

A start-up belga Trackinside já disponibiliza a invenção para inscrever números dentro de pedaços de vidro – sem quebrá-los, aquecê-los ou deixar qualquer marca na parte de fora. Segundo os inventores, o laser de baixo impacto pode, por exemplo, inserir números de série dentro do material ao invés de gravá-los na superfície. As aplicações variam de produtos de beleza a equipamentos médicos.

A tecnologia foi desenvolvida na Bélgica no Centro Espacial de Liège (CSL) e, inicialmente, a spinoff desenvolvia tecnologias de limpeza. O laser foi criado para “raspar” a superfície de lentes e espelhos que seriam usados em telescópios espaciais e equipamentos de medição. O chamado laser de femtosegundo funciona como o aparelho usado em cirurgias oculares: ele libera um feixe na superfície do olho para fazer incisões somente nas camadas mais baixas.

Regulado para o vidro, o equipamento dispara os feixes que chegam a um ponto focal dentro das paredes de vidro do objeto, marcando o material. Colocar números de série e outras informações sobre o produto pode ser extremamente útil para a indústria farmacêutica ou produtos de luxo, como perfumes. A medida ajudaria a rastrear embalagens e evitaria o contrabando.

Fonte: info Exame